Proposta do curso

O Curso de Teologia se enquadra na natureza do UNINTA, em sua identidade específica, colaborando para o aprofundamento e a vivência comunitária numa perspectiva acadêmico-científica, através do diálogo com as outras ciências, com as artes e com a filosofia, tendo um espaço privilegiado para uma maior compreensão, da tradição teológica, a partir da realidade na qual estamos inseridos. Tal projeto tem implicações de caráter não apenas religioso, como também filosófico, antropológico, histórico, científico e cultural, apontando caminhos para a transformação da sociedade no diálogo entre academia e sociedade, razão e fé.
Não há como desvincular o desenvolvimento da reflexão teológica das mudanças do mundo contemporâneo em seus aspectos político, religiosos, econômico, cultural, social e tecnológico. Tais mudanças tanto provocam transformações nas situações de vida como redimensionam as políticas e educacionais e mesmo sócio eclesiais, às quais o saber teológico está completamente relacionado.
Durante o curso nossos alunos estarem envolvidos em atividades de estágios. Nossa organização curricular contempla as três dimensões exigidas pelo MEC: (1) Núcleo fundamental: nesse núcleo se localiza as disciplinas que caracterizam um curso de teologia; (2) Núcleo interdisciplinar: aqui, localizam as disciplinas que dialogam com a teologia, como, Filosofia, Sociologia, Psicologia, antropologia etc.; (3)Núcleo formativo teórico-prático: localiza-se as disciplinas que completam a formação do egresso concedendo a competência, habilidades e atitudes pretendidas com o curso. Pretendemos que o teólogo formado pelo UNINTA esteja preparado para atuar em suas comunidades religiosas, mas também diante da sociedade, que muitas vezes se revela cética, sem esperança diante dos dilemas que à cometem, em busca de uma ação cidadã participativa e responsável, iluminando a mesma com a luz da Revelação.
O objetivo do curso é formar teólogos autônomos, ativos e capazes de transformar a realidade social existente, comprometendo-se como autor e ator de ações que poderão dar condições para construir uma sociedade democrática e mais justa, social, política e economicamente.

Áreas de atuação
O antigo entendimento de que tais cursos destinavam-se tão somente à formação de líderes religiosos, professores de ensino religioso têm dado lugar a uma compreensão holística e integradora da vida humana e de toda a ação eclesial-social no mundo, bem como, prever a presença de pessoas interessadas no saber teológico com fins de pesquisa e que buscam este conhecimento pelo legítimo interesse nesta área de estudo.

Mercado de trabalho

O profissional formado no curso de Teologia encontra diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Confira as principais:

  • Ministério: O preparo para o ministério religioso é o objetivo de grande parte dos estudantes de Teologia. Os profissionais formados podem prestar assistência e realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações;
  • Pesquisa: O profissional da área de Teologia pode trabalhar fazendo pesquisas históricas, estudando as tradições religiosas ou interpretando doutrinas, textos sagrados e dogmas religiosos. Pode fazer também análise e interpretação da influência que a religião exerce sobre determinado grupo social.
  • Ensino: O profissional licenciado em Teologia pode dar aulas de religião em todos os níveis de ensino, ou ainda atuar em projetos educacionais de Organizações Não Governamentais (ONGs) e centros religiosos.
  • Empresas: Diversas empresas empregam estes profissionais para dar apoio e aumentar a eficiência das equipes. A Petrobras, por exemplo, contrata Teólogos para dar suporte às equipes das plataformas marítimas.
  • Mercado editorial: O profissional de Teologia pode atuar também como escritor, produzindo livros e revistas voltados para temas religiosos.

Certificado

Certificado de Bacharel com 2925 horas/aulas.

Duração

06 semestres.

Matriz Curricular

Semestre 1
Leitura, interpretação e produção textual
Introdução a Teologia
Introdução a Educação à Distância
Introdução a Bíblia
Sociologia
Filosofia
Seminário Interdisciplinar
Semestre 2
Ética
Antropologia
Metodologia da Pesquisa Cientifica
Teologia Fundamental
História da Formação Social e Política do Brasil
Doutrina I – Deus e Cristologia
Seminário interdisciplinar II
Semestre 3
Hermenêutica Bíblica
Correntes Teológicas da Atualidade
Hebraico Bíblico I
Prática Curricular I – Teologia da Missão Urbana
História do Cristianismo
Psicologia da Comunicação
Pentateuco
Seminário Interdisciplinar III
Semestre 4
Grego Bíblico I
História das Religiões
Arqueologia Bíblica
Optativa I
Livros Históricos AT
Livros Poéticos
Hebraico Bíblico II
Doutrina II – Graça e Eclesiologia
Livros Proféticos AT
Seminário Interdisciplinar IV
Semestre 5
Estágio Supervisionado I – Teologia e Responsabilidade Social
Doutrina III – Pneumatologia e Sacramentos
Apologética
Liderança eclesiástica
Projeto TCC
Evangelhos
Atos dos Apóstolos
Grego Bíblico II
Seminário interdisciplinar V
Semestre 6
Estágio Supervisionado II – Ensino Religioso
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Filosofia II
Cartas Apostólicas
Prática Curricular II – Capelania
Escatologia e Apocalipse
Optativa II
Seminário Interdisciplinar VI
Disciplinas Optativas
História da cultura afro-brasileira e indígena
Cidadania e Direitos Humanos
Meio ambiente e sustentabilidade
Libras
Comunicação
Gestão de Pessoas
História da Filosofia
Oratória
Pedagogia da Diversidade
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia Organizacional
Religiosidade Popular
Psicologia e aconselhamento
Sociologia da religião
Formação espiritual
História Geral

CURSO: Teologia

ÁREA: Ciências Humanas.

PRÉ-REQUISITO: Ensino Médio Completo.

INÍCIO PREVISTO: Imediato.

DURAÇÃO: 06 semestres.

COORDENAÇÃO: [email protected]